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Metadados
Título
O Impeachment de Dilma Rousseff no Documentário: análise de aspectos internos de O Processo (2018), Democracia em Vertigem (2019) e Alvorada (2021)
Autoria
Mateus Costa de Oliveira
Descrição
Dissertação de mestrado de Mateus Costa de Oliveira defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas no dia 11 de dezembro de 2023, disponível em acesso aberto no Repositório Institucional da UFBA.
Resumo
O presente trabalho reúne três documentários brasileiros, realizado por 4 realizadoras, que tratam sobre o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, são eles: Democracia em Vertigem (2019), de Petra Costa, O Processo (2018), de Maria Agusta Ramos, e Alvorada (2021) de Anna Muylaert e Lô Politi. A nossa análise buscou responder questões e trabalhar com diferentes hipóteses que foram formuladas a partir do contato com as obras audiovisuais. Essa estratégia se mostrou tanto como um procedimento de trabalho possível para encarar o corpus analítico quanto de organização interna. A dissertação é dividida em duas seções, na primeira, analisamos um aspecto pontual do Democracia em Vertigem, a intervenção não anunciada da diretora Petra Costa em uma imagem de arquivo do assassinato de Pedro Pomar. Buscando elaborar, com base nessa análise pontual, uma generalização interpretativa a respeito das estratégias persuasivas que caracterizam a obra. As questões que guiam esse processo são (1) é possível reconhecer esse traço pessoal em outros momentos do filme?; (2) quais são as implicações em não anunciar a alteração feita em uma foto de arquivo e (3) quais são as características da fotografia que nos asseguram uma correspondência ao real e (3.1) por que devemos preservá-los? Assim, a partir dessas questões, elaboramos duas hipóteses de trabalho: (1) a decisão pela edição da foto parte de um fator retórico e persuasivo interno ao próprio filme: do apelo imagético, da sua capacidade de semelhança e, por conta dela, de remissão a um objeto ou a um fenômeno externo a ela mesma. (2) E que a análise do uso da foto como argumento dentro do documentário, ou como parte ilustrativa dele, não pode ignorar os procedimentos criativos próprios do cinema e do fazer documental. Assim, nessa primeira parte, refletimos sobre, respectivamente, filmeensaio, os elementos internos da fotografia e a dinâmica que estão inseridos e, por fim, sobre a imagem de arquivo. Na última parte da dissertação, analisamos O Processo e Alvorada a partir de uma hipótese inicial de trabalho fruto de uma digressão teórica: o estilo observacional e o acesso ao ambiente reservado dão ao observador um local interessante de observação. Levantando, consequentemente, aspectos materiais dos dois documentários para discussão baseado nas questões de (1) quais são os pontos privilegiados de prática de observação e (2) como o apelo da imagem política desconhecida se dá em O Processo e Alvorada? A partir das questões e hipóteses, tecemos considerações sobre subjetividade, narrativa e autoria; discutimos o inverso da imagem oficial; abordamos a entrada da câmera dentro do espaço institucional e, por fim, tempo e observação.
Tipo
Dissertação
Data de defesa
11/12/2023
Orientação
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
Banca avaliadora
José Francisco Serafim | Adil Giovanni Lepri
Anexos
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Oliveira – O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF NO DOCUMENTÁRIO A
