Tag: Marcelo Ribeiro
-
Tradução de Cenas da sujeição, de Saidiya Hartman, publicada no Brasil
–
Depois de traduzir “Vênus em dois atos” e “A sedução e as artimanhas do poder”, Marcelo R. S. Ribeiro e Fernanda Sousa traduziram o livro Scenes of subjection: terror, slavery, and self-making in nineteenth-century America, seguindo a edição revista e ampliada por Saidiya Hartman e publicada em 2022 nos Estados Unidos. Com sua primeira edição publicada em 1997, o…
-
Defesa da dissertação de mestrado “Experiências queer nas cinematografias africanas: possibilidades analíticas entre a representação e o figural”, de Thaís Vieira Costa
–
Nesta sexta-feira, 28 de março, acontece a defesa da dissertação de mestrado da pesquisadora Thaís Vieira Costa, “Experiências queer nas cinematografias africanas: possibilidades analíticas entre a representação e o figural”. Com orientação de Marcelo R. S. Ribeiro, a pesquisa aborda as cinematografias africanas queer e suas relações com as vivências de pessoas queer no continente…
-
Encruzilhadas cosmopoéticas: participação de Marcelo Ribeiro no I SIACA (2024)
–
Entre 6 e 10 de maio de 2024, foi realizado na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, o I Seminário Internacional Arquivo e Contra-Arquivo: política e migração das imagens. Organizado por Thaís Blank (FGV), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Carolina Amaral de Aguiar (UEL), o evento reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diferentes partes do Brasil,…
-
Tradução – Os corpos sem modelo, de Nicole Brenez
–
Apresentamos aqui a primeira versão pública da tradução do capítulo “Les corps sans modèle”, do livro De la figure en général et du corps en particulier: l’invention figurative au cinéma, de Nicole Brenez (1998). Trata-se do capítulo 1 da parte 1, “Economias figurativas”. A “Introdução”, intitulada “Carta a Tag Gallagher”, está disponível em tradução de Pedro Veras,…
-
Palestra sobre o paradigma anarquívico com Marcelo Ribeiro
–
No dia 8 de junho de 2021, aconteceu a palestra “Signo e cinza: derivas de um paradigma anarquívico“, com Marcelo R. S. Ribeiro, a convite do Núcleo de Estudos em Teoria da História (NETH) da Universidade Estadual de Goiás, sob a coordenação de Manoel Gustavo Souza Neto.
-
Lançamento do livro Do inimaginável
–
Publicação inicial de divulgação em 28/08/2020. Texto atualizado com registro do lançamento em 04/09/2020. Acontece na quarta-feira, 2 de setembro, às 19h, o lançamento do livro Do inimaginável, que foi publicado pela Editora UFG em dezembro de 2019 e corresponde a uma versão revisada da parte inédita da minha tese de doutorado, defendida em 2016. Decidi organizar…