Linhas de pesquisa

O GAS tem, atualmente, duas linhas de pesquisa: Audiovisuais emergentes, coordenada por Adil Lepri, e Figuras na(da) história do audiovisual, coordenada por Marcelo Ribeiro. Até o primeiro semestre de 2024, o grupo continuava com as linhas existentes desde sua criação, em 2018: Imagem e Corpo, coordenada por Marcelo Costa, e Imagem e História, coordenada por Marcelo Ribeiro. Essas linhas foram descontinuadas e substituídas pelas atuais em agosto de 2024.

Figuras na(da) história do audiovisual

Objetivo: Estudar as relações entre imagem, história e cinema e outras mídias audiovisuais, considerando as múltiplas configurações sensíveis da experiência estética e dos arquivos da história, e experimentando, de modo reflexivo, com abordagens especulativas, contra-intuitivas e anarqueológicas na e da história (história contrafactual, fabulação crítica, história potencial etc.), com base em análise figural e espectrologia.

Palavras-chave: história do cinema e do audiovisual; arquivos; partilhas do sensível; análise figural; métodos especulativos.

Audiovisuais emergentes

Objetivo: Estudar o fenômeno audiovisual em meios e suportes não tradicionais, enfatizando a tensão entre a análise de objetos únicos e o caráter massivo da produção contemporânea na internet a partir de uma abordagem metodológica mista com base no campo do cinema e audiovisual e das humanidades digitais.

Palavras-chave: plataformas; métodos digitais; análise fílmica; estudos do cinema e audiovisual; humanidades digitais.