Artigos
MONTEIRO, Lúcia Ramos; GONÇALO, Pablo; RIBEIRO, Marcelo R. S. O mundo (re)visto: estéticas geopolíticas em um cinema policêntrico. ALCEU, v. 25, n. 55, p. 03–13, 2025. DOI: 10.46391/ALCEU.v25.ed55.2025.484.
LEPRI, Adil Giovanni; BALTAR, Mariana. POPULISMO E MELODRAMA: a intimidade em vídeo nas redes sociais de Jair Bolsonaro. Revista Observatório, v. 9, n. 1, p. a10pt–a10pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a10pt.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Autorias rasuradas em “Afrique 50”: para uma economia política das assinaturas. Esferas, n. 26, p. 243–268, 2023. DOI: 10.31501/esf.v1i26.14249.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Em busca do mundo: literatura e cinema como dispositivos cosmotécnicos e aparelhos cosmopoéticos. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 25, n. 49, p. 22–50, 2023. DOI: 10.1590/2596-304x20232549mrsr.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Tarzan, um negro: para uma crítica da economia política do nome de “África”. Afro-Ásia, n. 63, 2021. DOI: 10.9771/aa.v0i63.38589. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/38589. Acesso em: 16 jul. 2025.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Cosmopoéticas da desobediência informe: leitura contra-colonial do regime da extração no catálogo Lumière. E-Compós, v. 24, 2021. DOI: 10.30962/ec.2230. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2230.
LEPRI, Adil Giovani. Corpo, política e sensação em vídeo nas redes sociais: a “câmera-corpo” como fenômeno fílmico. Imagofagia, n. 24, p. 628–652, 2021.
LEPRI, Adil Giovanni. O audiovisual pervasivo do Movimento Brasil Livre nos Sites de Redes Sociais. Logos, v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/logos.2020.49317. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/49317.
MOURÃO, Mônica; LEPRI, Adil Giovanni. A política narrativa do Movimento Brasil Livre no documentário Não vai ter golpe! O nascimento de uma nação livre (2019). DOC On-line, n. 28, 2020. Disponível em: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/765.
BALTAR, Mariana; LEPRI, Adil Giovanni. Gestões sensacionalistas: as atrações e o audiovisual no YouTube. MATRIZes, v. 13, n. 1, p. 169–189, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v13i1p169-189.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Cosmopoéticas da descolonização e do comum: inversão do olhar, retorno às origens e formas de relação com a terra nos cinemas africanos. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, n. 2, 2017. DOI: 10.22475/rebeca.v5n2.376. Disponível em: https://rebeca.emnuvens.com.br/1/article/view/376.
Livros
LEPRI, Adil Giovanni; SCAVONE, Joice (ORG.). Pontes para o audiovisual: teorias e métodos. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2021.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Do inimaginável. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2019. 192p
Capítulos de livros
RIBEIRO, Marcelo R. S. Aschanti-Figuren, 1896-1903: para uma (an)arqueologia da extração. In: Marina Cavalcante Vieira; Luís Matheus Brito Meneses; Lucas Vieira Santos Silva. (Org.). Imagens em deslocamento: percursos em Arte e Antropologia. 1ed.Aracaju, SE: Criação Editora, 2025, v. 1, p. 63-107.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Casulo, secreção, segredo. In: Nayla Guerra; Gustavo Maan. (Org.). No Rastro dos Encontros Perdidos: a Mostra Novíssimo Cinema Brasileiro. 1ed.São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP, 2024, v. , p. 43-51.
LEPRI, ADIL GIOVANNI. Estratégias de mobilização de ativismo a partir da retórica do excesso no audiovisual. In: Yanet Aguilera; Rosângela Fachel; Vivian Berto. (Org.). Que histórias desejamos contar?. 1ed.São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2019, v. , p. 213-228.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Sometimes in April: a inscrição sensível do genocídio como crime contra a humanidade. In: Bruno Amaral Machado; Cristina Zackeski; Evandro Piza Duarte. (Org.). Criminologia e cinema: narrativas sobre a violência. 1ed.São Paulo: Marcial Pons; Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, 2016, v. , p. 335-359.
RIBEIRO, Marcelo R. S. A cosmopoética da fragilidade: Abderrahmane Sissako, a sensibilidade cosmopolita e a imaginação do comum. In: Mahomed Bamba; Alessandra Meleiro. (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discursos. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 157-187.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Tarzan and the political economy of the name of ‘Africa‘. In: COUTINHO, Eduardo F.; COCO, Pina. (Org.). Beyond Binarisms: Crossings and Contaminations – Studies in Comparative Literature. 1ed.Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, v. 2, p. 182-191.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Projeções, projetos e projéteis: o nome de ‘África’ e a subjetivação imperial em. In: HAMBURGER, Esther; SOUZA, Gustavo; MENDONÇA, Leandro; AMANCIO, Tunico. (Org.). Estudos de Cinema SOCINE. 1ed.São Paulo: Annablume; Fapesp; Socine, 2008, v. , p. 199-207.