O cinema fantástico como reparação

Vídeo-ensaio sobre O Nó do Diabo (2018), por Marina Lordelo Carneiro

Apresentado inicialmente no Congresso Virtual da UFBA realizado de 18 a 29 de maio de 2020, este vídeo-ensaio foi realizado pela estudante Marina Lordelo Carneiro, do Bacharelado Interdisciplinar em Artes (IHAC), com área de concentração em Cinema e Audiovisual (Facom), como parte de plano de trabalho de PIBIC, desenvolvido com bolsa da FAPESB de agosto 2019 a julho de 2020, sob orientação do professor Marcelo R. S. Ribeiro (Facom-UFBA).

Resumo

Abordar a história transtemporal da escravidão e da construção do racismo estrutural no Brasil por meio de elementos dos gêneros do horror e do fantástico é a forma que os diretores Ramon Porto Mota, Jhésus Tribuzi, Gabriel Martins e Ian Abé encontraram para estabelecer o filme O Nó do Diabo (2018). Este vídeo-ensaio interroga como a casa da família Vieira é construída, em uma narrativa episódica retrospectiva, com base em diferentes investimentos topofílicos e topofóbicos, atualizando o topos da casa assombrada e insinuando a releitura da escravidão como terror branco.

Projeto

Grupo de Estudos e Pesquisa em Arqueologia do Sensível

Projeto #Anarqueológicas

PIBIC-UFBA 2019-2020

Estudante: Marina Lordelo Carneiro

Plano de Trabalho PIBIC/FAPESB: Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: estudo analítico no contexto do cinema brasileiro contemporâneo

Orientador Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro

Projeto: Memórias da escravidão e resistência no cinema e em outros meios: abordagens africanas e afrodiaspóricas

Principais referências bibliográficas

HARTMAN, Saidiya. Vênus in two acts. SX 26. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1215/-12-2-1. Acesso em 15 de maio de 2020.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

JAMESON, Fredric. O inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. Trad. Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1992.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina, PR. EDUEL. 2012.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *